Hospedar meu blog num host grátis ou em um host pago?

Todas as pessoas conseguem ter seu próprio blog e mostrar as coisas que gostam na internet e até ganhar um bom dinheiro com isso. Por meio de um modo simples de configurar e recursos muitos mais fáceis para quem está começando, o WordPress e o Blogger são grandes responsáveis pelo ingresso de muitos novos blogueiros que estão iniciando no mundo online.

Mas quando utilizamos a hospedagem grátis, por mais que não pagar seja ótimo, estamos sujeitos a configurações, modelos, publicidade do nosso provedor de serviço, perdemos a liberdade de mudar qualquer coisa que achamos conveniente, seja isso um anúncio ou um wallpaper personalizado para o blog.

Então, se o seu objetivo é fazer o blog que criou crescer, tendo características próprias e ser um blog profissional mesmo é preciso encontrar um host que pode suprir todas as suas necessidades. Se você iniciou em um serviço gratuito como o WordPress e o Blogger, a migração do seu blog para o host pago é muito simples. Principalmente se você escolher um bom host para completar essa migração.

São inumeráveis todas as vantagens e possibilidades que essa migração vai trazer a seu blog. A possibilidade de ter retorno financeiro, além de você ser dono do seu próprio domínio, você ganha mais credibilidade dos leitores e usuários. Sua publicidade pode ser escolhida e criada por você, por meio do Adwords e de parcerias.

Além da flexibilidade e recursos que você pode incorporar ao seu site. Um Blog em Host pago, tem a certeza que todas as suas informações são suas, pode ter o backup de todo o conteúdo, segurança e a certeza de total propriedade sobre seu conteúdo. Não precisando obedecer às normas e diretrizes de algum termo de serviço da hospedagem grátis e ficar sujeito à exclusão sem aviso prévio por parte do host gratuito.

O barato as vezes sai caro

Não é de hoje que muitos sites de hospedagem (hosts) gratuitos ajudam os empreendedores a colocarem seus sites ou blogs no ar sem ter que gastar um real com isso, o que é ótimo e ajuda a crescer o conteúdo na rede.

Entretanto, os servidores gratuitos, em sua maioria (para não dizer todos), não dão liberdade de configurações, e muitas vezes, a segurança que um host pago pode oferecer.

Se o objetivo de sua empresa é crescer e ser profissional, mais do que pagar por um host, você deve encontrar um de qualidade pois isso pode interferir nos resultados de seu site de uma forma que você jamais esperaria, inclusive no ranqueamento das pesquisas do Google.

Sim! O Google mede a velocidade do seu site toda vez que é acessado e um site com servidor lento é severamente penalizado pela plataforma e dificulta os esforços para que o site apareça nas primeiras colocações em suas pesquisas.

Em termos de segurança, um host pago também lhe oferece diversas vantagens, como a possibilidade de um backup completo de seu conteúdo e também a certeza de que as informações que trafegam em seu site são de sua total propriedade.

Conheça os benefícios de um host gratuito

Vejamos agora quais são as principais vantagens que você terá ao contar com uma hospedagem de site gratuita.

Economia

O primeiro benefício, certamente, é o fato de você não precisar pagar um centavo sequer pelo host. Isso é particularmente interessante para aqueles que procuram ter um blog pessoal ou simplesmente experimentar os serviços do servidor antes de contratar um plano pago.

Início imediato

Enquanto os serviços de um host pago são liberados somente após o pagamento ser feito, quando você opta por um servidor gratuito, eles são liberados no mesmo instante.

Visto que um site é o principal canal de uma estratégia de marketing digital, vale a pena começar a colocar a sua em prática em poucos minutos ao criar o seu site gratuitamente.

Veja quais são os benefícios de um host pago

Mais espaço para hospedagem

Todos os componentes do seu site — texto, imagens, arquivos e assim por diante — ocupam espaço no servidor. Ao contratar um host pago, você passa a contar com um espaço maior para armazená-los.

Isso é muito importante, sobretudo ao criar sites ou blogs em WordPress, pois, dependendo do tema que você escolher e dos plugins que for usar, será necessário ter um espaço de hospedagem maior que o de servidores gratuitos.

Maior capacidade para receber visitas

A jornada de compra nos meios digitais costuma começar com visitas no seu site ou blog, de maneira que atrair um número cada vez maior de visitantes é o primeiro passo a ser dado para construir o seu funil de vendas.

Ao contrário do host gratuito, o serviço pago oferece uma capacidade maior de visitas mensais. Por isso, é melhor optar por um servidor pago quando o objetivo for atrair muitos visitantes, tanto de forma orgânica quanto via mídia paga.

Ferramentas e serviços extras

Ao contratar um host, você conta também com ferramentas oferecidas pelo servidor, como backup periódico de todos os arquivos do site. Além disso, alguns serviços extras também podem acompanhar a contratação, sendo que o suporte 24 horas é o mais importante.

Além disso, talvez você também tenha acesso a um serviço de webmail que permita criar um e-mail no formato seunome@nomedoseusite.com. Trata-se de uma ferramenta que dá uma cara mais profissional ao seu site.

Conclusão

Como podemos ver, há muitas diferenças entre as hospedagens gratuita e paga. Apesar de em alguns casos a opção gratuita ser suficiente, na maioria das vezes a hospedagem paga é a melhor opção. Ela oferece maior estabilidade, segurança e flexibilidade e é mais abrangente em serviços e suporte técnico.